
Yogacine: Ramayana
Ramayana é um épico sânscrito atribuído ao poeta Valmiki, parte importante do cânon hindu (smṛti). O nome Rāmāyaṇa é um composto "tatpurusa" de Rāma e ayana "indo, avançando", cuja tradução é "a viagem de Rama".
O Rāmāyaṇa consiste de 24.000 versos em sete cantos (kāṇḍas) e conta a história de um príncipe, Rama de Ayodhya, cuja esposa Sita é abduzida pelo demônio (Rākshasa) rei de Lanka, Rāvana. Seus versos são escritos numa métrica de trinta e duas sílabas chamada de Anustubh. Na sua forma atual, o Ramáiana de Valmiki data variadamente de 500 a.C. a 100 a.C., ou quase contemporâneo às versões mais antigas do Mahābhārata. Como os épicos mais tradicionais, como passou por um longo processo de interpolações e redações, é impossível datá-lo com precisão. O Ramáiana teve uma importante influência na poesia sânscrita posterior, principalmente devido ao uso da métrica Sloka. Mas, como o seu primo épico Maabárata, o Ramáiana não é só uma história ordinária. Contém os ensinamentos dos antigos sábios hindus e os apresenta através de alegorias na narrativa e a intercalação do filosófico e o devocional. Os personagens de Rama, Sita, Lakshmana, Bharata, Hanumān e Rāvana (o vilão da peça) são todos fundamentais à consciência cultural da Índia.
Uma das mais importantes obras literárias da Índia antiga, o Ramáiana teve um profundo impacto na arte e na cultura no subcontinente indiano e no sudeste asiático. A história de Rama também inspirou uma grande quantidade de literatura posterior em várias línguas, entre os quais estão as obras do poeta hindi do século XVI, Tulsidas, e o poeta tamil Kambar, do século XIII.
O Ramáiana não é só um conto religioso hindu. A partir do século VIII, começou a colonização do sudeste asiático pelos indianos. Vários grandes impérios, como os Khmers, os Majapahits, os Sailendras, os Champas e Sri Vijaya, se estabeleceram. Por causa disso, o Ramayana se tornou popular no sudeste asiático e se manifestou em texto, arquitetura e perfórmance, particularmente na Indonésia (Java, Sumatra, Bali e Bornéu), Tailândia, Camboja, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas e Vietnã.
Yogacine: "Reconexão" é uma história da viagem de um ocidental a uma cidade indiana sagrada chamada de Vrindavan.
Uma pessoa de internet, Sean Fletcher tenta fugir de um relacionamento com problemas, fazendo uma viagem ao Himalaia, mas encontra-se preso em uma pequena cidade indiana que acaba por ser um lugar incomum.
Yogacine:
O filme Yogues do Tibet mostra entrevistas e técnicas milenares dos Yogues tibetanos.
O filme objetiva trazer ao público e manter viva a antiga e sagrada tradição Yogue, que está sendo enfraquecida e quase extinta devido aos diversos problemas enfrentados na região.
Para os que iniciam ou já estão no caminho, uma fonte de inspiração e abertura para mais conhecimentos.
“Yogue é aquele que obteve uma compreensão experencial dos ensinamentos”
“Yogue significa aquele que entrou no Darma, os ensinamentos budistas. E depois disso, faz a prática relacionada à mente… treinar a mente para que esteja sempre calma, sempre em paz.. essa é a definiçãod e um yogue”
“A tarefa inicial de um Yogue é lentamente colocar rédeas sobre os pensamentos saltitantes e erráticos da mente, utilizando ferramentas específicas: mantras e exercícios específicos para esvaziar a mente dos pensamentos conceituais”
Informações interessantes citadas:
-
Seis Yogas de Naropa;
-
Nadi, Prana e Bindu;
-
Trulkor (técnica secreta e perigosa, ajuda a abrir canais de vento do corpo, os canais de energia associados com a respiração. Através da prática o Iogue é capaz de melhorar as funções respiratórias, liberar toxinas do corpo e clarear a mente);
-
Meditação na postura dos sete pontos de Vairochana: antídoto para conquistar emoções negativas muito fortes. “Há diversos ventos de energia no interior do ser humano. Numa postura o vento que nos capacita a excretar o lixo, entra no canal nervoso central, eliminando algumas emoções negativas”
No final do documentário os iniciados mostram grande receio de que os técnicas, até então acessadas somente por aqueles que se iniciaram nas milenar arte, possa acabar caindo na mão de pessoas com más intensões.
Para os yogues que começam a trilhar esse caminho fantástico, o filme deixa diversas reflexões profundas sobre a sutileza e profundidade dos ensinamentos como por exemplo, o grande foco no controle da mente, a completa ausencia de foco na beleza dos asanas e culto ao corpo, as diversas e complicadissimas técnicas de respiração e controle dos sentidos que só podem ser dominadas após longo período de prática, o longo e complicado caminho a interno a se percorrer.
1º EPISÓDiO – A Mensagem do Mito
Yogacine: Apresentamos a entrevista com Joseph Campbell, conduzida pelo jornalista Bill Moyers na aclamada série da PBS nos EUA, transmitida para o mundo inteiro e aqui no Brasil pela TV Cultura. Joseph John Campbell (White Plains, 26 de marçode 1904 — Honolulu, 30 de outubro de 1987) foi um mitologista, escritor, conferencista e professor universitário estadunidense, famoso por seus estudos de mitologia e religião comparada e autor da obra O Herói de Mil Faces, publicado originalmente em 1949 e o Poder do Mito.
A entrevista é dividida em 6 temas:
a saga do Herói;
a mensagem do mito;
os primeiros contadores de histórias; sacrifício e felicidade;
o amor e a Deusa;
e máscaras da Eternidade.
Saber mais clique:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Campbell
2º EPISÓDIO – A Saga do Herói
3º EPISÓDIO – Os Primeiros Contadores de Histórias
4º EPISÓDIO – Sacrifício e Felicidade
5º EPISÓDIO – O Amor e a Deusa
6º EPISÓDIO – Máscara da Eternidade
EXTRA: Star Wars
Yogacine: Conexão Atlante.
Esta é a história de uma civilização que foi compreendida pelo universo, através do sexto sentido, que todos nós temos, mas que poucos sabem usar: a intuição. No apogeu de sua cultura, usando a intuição, usaram 7 leis universais que regem o universo. Isso, possibilitou entendê-lo como um todo. O homem de hoje organiza a realidade através da razão, a fragmenta, analisa e tira conclusões que tornam-se definições e que formam as enciclopédias. Esta fragmentação do universo impede que se veja claramente o sentido de sua existência. Por isto a realidade parece injusta e imperfeita, resultado de um deus mal e rancoroso. Conheceremos lugares misteriosos e fatos inexplicáveis do ponto de vista da história como é contada, e descobriremos coisas que vão além das provas que foram descobertas e narradas por descobridores antigos. Cada ser humano tem uma memória individual. Da mesma maneira, a natureza fotografa e armazena todos os eventos que sucederam no passado em uma super memória coletiva. São os arquivos Akáshicos. Alguns serem humanos podem concordar voluntariamente com a memória da natureza. "Esta viagem será cheia de surpresas. Vamos abrir a mente e deixar os preconceitos. Vamos esperar o inesperado...". Fernando Malkun
Yogacine: AS LEIS DO SOL de Ryuho Okawa
Existem muitas versões á respeito da criação do universo e sobre a origem da Terra. Conceitos científicos ou religiosos, todos buscam uma única verdade. QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS? O importante a que neste exato momento, no presente...você é quem pode decidir qual será nossa história. Nesta animação, ingressamos em uma sensível e maravilhosa jornada rumo ao misterioso e espiritual, que traz uma combinação de muitos conceitos dos quais tenho absoluta certeza, você já ouviu. Um Filme de Ryuho Okawa repleto de beleza que vai lhe envolver em uma onda de inspiração benevolente
Yogacine: Animação“O Profeta, de Khalil Gibran”
é baseado no best-seller “O Profeta”, escrito nos anos vinte pelo poeta libanês Khalil Gibran e traduzido em mais de 40 línguas.
A história traz uma mensagem de paz, amor e fraternidade. No filme, uma coleção de nove histórias fala-nos de Mustafa, um poeta preso porque aquilo que escreve é considerado perigoso e rebelde. O poeta explica a uma jovem, Almitra, que uma prisão não consegue roubar a liberdade a um pensamento livre.
De acordo com Selma Hayek, o cinema de animação permite maior fidelidade à mensagem de Gibran:
“Através da arte, da música e da poesia, podemos exprimir melhor uma ideia. O filme fala da liberdade e a animação deu-nos a liberdade de ser mais fieis à mensagem.”
Este filme resultou de um trabalho especialmente inspirado, em que participaram nove dos melhores profissionais independentes do mundo, reunidos neste projeto pelo realizador de “O Rei Leão”, Roger Allers.
Yogacine: Samadhi.
A separação é uma ilusão? Qual é a fonte da consciência que está lendo estas palavras?
Este documentário é um mergulho incrivelmente profundo na filosofia da meditação explorando o conceito de Samadhi – a experiência direta de unidade com o universo.
Grande parte da obra se baseia na compreensão básica da não-dualidade, da kundalini e da espiral primordial (também conhecida como fibonacci).
Yogacine: O PODER DA ENERGIA SEXUAL (KUNDALINI) - O Portão Secreto para o Éden
A energia sexual, é a energia criadora e a força mais poderosa dentro do Ser Humano. Esta força, se sabiamente utilizada, pode libertar o Ser Humano, conectando-o ao Universo / Deus, a sua fonte divina. Ao inverso, se incorretamente utilizada, esta força escravizará o Ser Humano, afastando-o do Divino. Este documentário expõe grandes mistérios, que desde incontáveis séculos foram mantidos em segredo; trata-se do verdadeiro significado do Tantra, Kabbalah e Alquimia nos mistérios de Adão e Eva. Quando as duas polaridades (masculino e feminino) se unem na pureza ... este é o grande conhecimento secreto da Alquimia, a química Universal / de Deus.
Princesa Mononoque
https://animeyabu.com/play/39266/
Ashitaka é o príncipe de uma tribo (Aino) quase extinta, que é atacada por um Tatarigami, um demônio-deus da floresta. Ashitaka salva sua tribo, mas é vítima da maldição do Tatarigami, que consome sua vida aos poucos através do ódio. Os anciões de sua tribo dizem então que ele deve descobrir o que gerou o ódio do Tatarigami contra os humanos, pois esta é sua única chance de sobreviver a maldição, se houver um jeito de se salvar. Tudo que ele ver e ouvir na sua busca deverá ser julgados com os olhos do coração.
Ele viaja na direção sul, cruzando por vilas atingidas por guerras entre clãs. Ele chega finalmente a Tataraba, uma vila que sobrevive da extração do Ferro, e para obtê-lo, desmata a Floresta dos Antigos Deuses-Animais, provocando sua ira.
Tataraba é governada por uma mulher, Eboshi, que além de vender o ferro para o governo, compra com o dinheiro do ferro contratos de mulheres que seriam enviadas a prostíbulos, abriga leprosos e protege a vila dos ataques dos samurais e dos Deuses-animais. Eboshi diz a Ashitaka que foi ela quem matou o deus-javali, e que a maldição devia ter recaído sobre ela e que sente muito por Ashitaka.
Ashitaka também conhece o outro lado, através de San, uma humana que foi adotada pela tribo de Moro, a tribo dos lobos, que luta contra a vila de Tataraba. San, a Princessa Mononoke, como Eboshi a chama, invade a vila disposta a matar Eboshi, e Ashitaka interfere na luta das duas, se ferindo, mas leva San embora. San sente piedade por ele, e com a ajuda de Yakuru, o cervo vermelho de Ashitaka, o leva para ser curado pelo Shishigami, o Deus supremo da floresta.
O Shishigami cura os ferimentos de Ashitaka por ter interferido na luta de San e Eboshi, mas não o cura da maldição do Tatarigami.
O governo contrata Eboshi para acabar com o Shishigami, pois a cabeça do Deus pode conferir vida eterna ao imperador, e sua morte permitiria a conquista total da floresta sagrada. Uma nova guerra começa, e a tribo dos javalis decide acabar com a vila de Tataraba para salvar a floresta. A tribo de Moro se junta a eles, e muitos são mortos pela comitiva do imperador. Ao mesmo tempo, a vila de Tatarava é atacada pelos Samurais, que desejam sua riquesa, enquanto Eboshi está caçando o Shishigami junto com outra comitiva do governo.
Ashitaka e San tentam impedi-la de matar o Shishigami, mas chegam tarde. O shishigami começa a tirar a vida de todos os seres vivos que estão em sua volta, procurando por sua cabeça. Ashitaka e San correm atrás da comitiva do governo, para devolver a cabeça ao Shishigami. Eboshi tem seu braço arrancado por Moro, que morre. Ashitaka e San conseguem devolver a cabeça ao Shishigami, mas ele sugou tanta vida que não pode mais ser o deus da floresta, e morre, devolvendo toda a vida que roubou.
Ashitaka consegue se curar da maldição do Tatarigami, e decide viver na nova vila que Eboshi decide construir, para poder ficar perto de San.
Surplus: Aterrorizado para consumir
Iniciando com violentas cenas dos protestos do 27º encontro do G8 em Gênova, o documentário sueco de 2003, dirigido pelo italiano Erik Gandini, escancara sem piedade as mazelas da globalização e da sociedade de consumo.
Filmado na China, EUA, Cuba, Itália, Hungria, Índia, Canada e Suécia, e editado pelo compositor Johan Söderberg, esta odisséia visual sobre a natureza destrutiva da cultura de consumo ganhou um dos mais prestigiosos prêmos da categoria: o Lobo de Prata do Festival Internacional de Documentários de 2003 (IDFA), em Amsterdã, além do prêmio Cora Coralina de melhor obra no FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, no Brasil.
O filme levou três anos para ser concluído e foi produzido inicialmente para a televisão pública sueca (dado interessantíssimo, diga-se de passagem). O documentário utiliza a técnica de sincronização labial para formar interessante intercâmbio entre imagem e som, trocando discursos de Fidel Castro, George W. Bush, Silvio Berlusconi e Steve Ballmer (CEO da Microsoft), entre outros.
Editado em estilo mixagem, quase como um trabalho de DJ e VJ em uma única peça, o filme gera um estado de hipnose neurótica semelhante ao que se encontram os consumidores aterrorizados, sempre em busca da felicidade instantânea. É a lógica do "feitiço contra o feiticeiro", ou a subversão da linguagem do videoclipe e dos comerciais de TV, com loops, edição veloz, música intensa e táticas de manipulação.
Logo de início o espectador é jogado a toda dentro da brutalidade e hipocrisia que convivem com as sociedades capitalistas modernas; da necessidade em ser um "bom consumidor" de um lado, à demanda por ser um "bom produtor"do outro. De fato, se há algo nesta jornada de 50 minutos que merece atenção especial, é o foco desta relação.
Do socialismo Cubano de Fidel ao capitalismo americano, passando pela Índia, onde trabalhadores pobres chegam ao ponto de raspar cascos de navios enferrujados para reciclar metal, o filme denuncia que todos na sociedade moderna somos aterrorizados para nos tornarmos consumistas. O título é um trocadilho inteligente: "surplus" pode ser traduzido tanto como "superávit" como "excesso", delineando a relação promíscua entre os dois significados.
Zeitgeist - Lançado em 2007 - ZEITGEIST: THE MOVIE (2007);
2008 - ZEITGEIST: ADDENDUM (2008);
2011 - ZEITGEIST: MOVING FORWARD (2011); apresenta temas polêmicos para conscientização do povo.
As origens do Estado de Israel. E do conflito com os palestinos
The Story of India é uma série de documentários da BBC , escrita e apresentada pelo historiador Michael Wood sobre a história da Índia. Ele foi ao ar pela BBC Two em seis episódios em agosto e setembro de 2007 como parte da temporada da BBC "India and Pakistan 07", que marcou os 60 anos de independência da Índia e do Paquistão . Um texto que acompanha a série, intitulado Michael Wood: A História da Índia , foi publicado pela BBC Books em 16 de agosto de 2007.
Como na maioria de seus documentários, Michael Wood explica eventos históricos, viajando para os lugares onde eles ocorreram, examinando evidências arqueológicas e históricas em primeira mão e entrevistando historiadores e arqueólogos, além de conversar com pessoas locais.
1 - https://www.documentaryarea.tv/player.php?title=The%20Story%20of%20India:%20Beginnings
3- https://www.documentaryarea.tv/player.php?title=The%20Story%20of%20India:%20The%20Power%20of%20Ideas
4- https://www.documentaryarea.tv/player.php?title=The%20Story%20of%20India:%20Ages%20of%20Gold
6- https://www.documentaryarea.tv/player.php?title=The%20Story%20of%20India:%20Freedom
Todos:
https://www.documentaryarea.tv/results.php?search=THE+STORY+OF+INDIA&genre=
Yogacine
Kiriku”, a lenda do recém-nascido guerreiro que salvou toda uma aldeia de uma feiticeira má virou filme, espetáculo de teatro, já foi traduzido para mais de 50 países e, agora, vai virar uma série de livros
Human
O que nos torna humanos? Será por que amamos, por que brigamos? Por que rimos? Choramos? Nossa curiosidade? A busca pela descoberta?
Terra - A Terceira Pedra do Sol
Third Stone From The Sun
1991
Ensaio simbólico no qual garoto em busca de autoconhecimento é enviado por seu povo, a bordo de misterioso veleiro, em viagem ao redor do mundo. Guiado por Varua, espírito do barco, ele é iniciado na visão dos doze espíritos da natureza.
Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.
Pequeno Buda
TERRA – O FILME
O Silênio é dos Homens
A Máscara Em Que Você Vive
AONDE FOMOS PARAR: VIDA NO FIM DO IMPÉRIO
Este é um tipo diferente de "filme do pico do petróleo". Ao invés de apenas focar o declínio na produção e suas prováveis consequências sobre o nosso estilo de vida moderno, Aonde Fomos Parar: Vida no Fim do Império apresenta essa questão como um mero sintoma de um problema maior - a sociedade moderna como um império. Para aqueles que achavam que o século XX finalmente trouxera o fim dos impérios, pense novamente.
O Chamado dos Cosmos
Um documentário fantástico sobre a dimensão de Deus e seu Universo. Produzido por Ilustra Media.