Yoga conecta a Ancestralidade
- Marcelo Maheshwara
- 21 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Praticar Yoga para mim é poder estruturar uma ponte no pensamento yogue da corresponsabilidade na vida, no cuidado filosófico, físico e espiritual daqueles que nos cercam.
Estruturar não apenas o corpo, mas uma mente a experimentar e pensar Yoga, não apenas, aprender sequências de asanas sem sentido.
Enquanto não conhecer a imaterialidade do Yoga, estará completamente apegado ao físico, e isso, cedo ou tarde trará dúvidas e sofrimento.
Nos meus cursos trago a visão sobre o Tantra e o Matriarcalismo, além da compreensão da natureza como fonte raiz na consciência.
No curso de Formação em Yoga, uso nos dois primeiros módulos a compreensão do estabelecimento da escrita (Vedas) e a criação da Doutrina religiosa (Sanathana Dharma) como principais meios da destituição de uma sociedade matriarcal para uma Patriarcal, e mesmo, com toda sua explicaçãp filosófica, precisamos buscar conexão com a Ancestralidade, do Param Para, do Gupta Vidya.
A sabedoria da Ancestralidade não é opressora, é amorosa e libertária, forte e está em todo o lugar. Jamais proíbe, mas deixa livre para seus filhos aprenderem com seu livre arbítrio.
Tudo aquilo que fere a nossa natureza interna ou a natureza externa, não se sustenta. Qualquer imposição de ideias, sistemas ou práticas que produzem violência ou escassez, se desfragmenta.
Toda a Ancestralidade carrega em si amor e compaixão. Isso não a faz passiva, inerte, mas alinhada aos movimentos, a karma e ao Dharma.
Na ancestralidade Indigena, as matas, os rios sãp vivos, são parte de nós.
Umbuntu por exemplo como o Tantra, ciências pretas e Afrikanas trazem a grande mãe como guardiã da sabedoria e do amor aqui nesta terra.
Tudo está interligado, como uma rede que sustenta dimensões dos seres vivos, dos seres que já se foram, e dos que ainda virão. O grande espírito habita a nossa volta, mas está resguardado na Ancestralidade dos povos e na espiritualidade Ancestral dos cantos, dos rezos e das rodas.
O olhar sobre a natureza é o olhar sobre a grande Maha Shakti, o Grande Espírito, a grande mãe e sua sabedoria, seus aprendizados, e não a projeção daquilo que queremos ou exigimos que ela nos dê.
Os falsos mestres, nawas estão ai usando a ancestralidade de forma irresponsável prendendo mentes e corações que buscam o retorno a si.
A verdade vem silenciando para perceber sua manifestação dentro da humanidade, dos animais e da natureza.
Não siga aqueles alinhados a um pensamento que esconde a Ancestralidade, descuida da vida, do coração, da alma dos seres, vá na outra direção.
Não herdamos a terra de nossos antepassados, só as pegamos emprestadas, e logo termos que devolver aos nossos filhos e netos.
Sensibiliza seu coração para poder enxergar aquilo que os ancestrais lutaram e morreram para defender.
Sua responsabilidade é com a mudança, e só vai aprender quando começar a enxergar a rede que nos une.
Precisamos ter responsabilidade, enquanto seres humanos, para a sobrevivência de outras espécies e da natureza em si.
Tudo na terra tem um propósito, toda erva pode curar uma doença, toda pessoa tem uma missão a cumprir.
A rede deve ser utilizada em equilíbrio, cuidado e amor.
Antes de julgar, torne-se a mudança do seu julgamento, faça o melhor que puder. Esse melhor é fazer bem, ser bom e respeitar suas escolhas cuidando que o equilíbrio se estabeleça, e que a consciências permaneçam livres em sua plena manifestação.
Evite ferir os corações das pessoas, pois o veneno da dor que você causa aos outros retornará para você. Seja honesto e verdadeiro em todas as suas ações. A honestidade é a grande herança que deixaremos aqueles que permanecem seguindo seus caminhos.
Não cessaremos as lutas externas se não cuidarmos das lutas internas.
Muitas vezes vamos perceber que não precisamos derrubar uma arvore frutífera, mas uma árvore seca e morta poderá receber o mais afiado machado para tornar-se lenha. Só assim ela poderá aquecer nossa aldeia, e preparar nossos alimentos. Não seja omisso!
Aprender a cuidar de um jardim, é aprender a dar as condições ideias para que as flores cresçam. Cultive laços de amizade e não deixe criar barreiras difíceis de ultrapassar.
Não fique atrás de mim nem ande na minha frente, sente-se na roda para prender, escutar e falar aquilo que sai do coração.
Om Shanti! Namaskar! M.Maheshwara
Edição: Carla Trindade
https://www.instagram.com/p/CQXIw-iJXhw/
Comments